Sobre Calibragem: Devemos calibrar os pneus pelo menos uma vez por semana e não podemos esquecer do Estepe, porque se não o calibrarmos quando formos usá-lo e pode estar murcho. Se ligue nessa, eu sei que não é a coisa mais agradável do mundo. Ah, um detalhe importante não podemos encher demais e nem deixar meio murcho, cheio demais não tem a devida aderência e murcho gasta pneu e combustível, pois força mais para a rodagem do veículo. Fica a dica.
Aquaplanagem: Se a água não escoar entre esses nomes e lugares acontece a tão famosa aquaplanagem e isso acontece por causa da velocidade e quantidade de água, quanto mais velocidade maior probabilidade de ocorrer a mesma. Não precisar ser com uma quantidade de água, uma fina camada de água também ocorre.
TWI: (Tread Wear Indicator) - Indicador de Desgaste de Pneus, quando a banda de rodagem chegar ao nível do twi é hora de gastar e ficar seguro, pois tem o lado da lei que sempre está por perto, consciência e segurança. Só isso tudo é para economia e segurança.
DOT: Você sabia que o pneu tem data de validade? Pois é tem.O pneu possui em seu costado (lateral), inúmeras inscrições que explicam sua origem, construção, medida, índice de carga e velocidade, etc. Entre estas inscrições, destacamos abaixo o DOT e o significado das listras coloridas existentes na banda de rodagem.
Vale lembrar que pneus possuem 5 anos de garantia, contados a partir de sua data de fabricação (DOT), ou a partir da data de aquisição devidamente comprovada pela Nota Fiscal.
DOT Y16L21T23901
Y1 = Fábrica de origem
6L = Medida do pneu
21T = Tipo de capacidade do pneu
2 = Categoria do pneu
39 = Semana de fabricação
01 = Ano de fabricação
Espero que sejam úteis essas informações. Bons cuidados.
Y1 = Fábrica de origem
6L = Medida do pneu
21T = Tipo de capacidade do pneu
2 = Categoria do pneu
39 = Semana de fabricação
01 = Ano de fabricação
Espero que sejam úteis essas informações. Bons cuidados.
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