quinta-feira, 25 de junho de 2020

Porque dirijo com o meu corpo tão perto do volante





As pessoas falam que dá mais segurança,

melhor para 

enxergar/ver, mas

 também já ouvi

pessoas dizendo que queriam ver a frente do

carro, na ponta do capô e da posição sentado

no banco do motorista não tem como isso acontecer.








Se estiver baixo, aumente a altura do banco se houver essa

 opção, coloque almofada no encosto ou no assento.

Se ficar muito perto do volante, se ocorrer algum acidente e

 acionar o air bag, vai machucar o condutor, para fazer 

manobras mais rápidas estando perto do volante atrapalha,

 por causa do pouco espaço.


Enfim: A distância correta é: Cerca de


120 graus, mãos no volante, nem
braços esticados e nem dobrados

demais, ok?

E os pés? Peito do pé encosta


completamente nos pedais (pé direito

freio e acelerador e pé esquerdo

embreagem) sistema Brasil. Pisa no

devidos pedais e não pode ficar na 

ponta do pé e nem se movimentar, 

movimento natural.

Porque não posso ficar

 na ponta dos

pés, principalmente para pisar no freio

e embreagem tem que pisar até o fim.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

O carro apagou e agora?


Dicas: Eu novato de CNH nas primeiras saídas, viagens ou primeiros "rolê".
Tudo tranquis? Estou falando com aqueles que nunca tinha pego carro ou pegado pouco, pegado: dirigido, antes das aulas da auto escola. 

Como é essa experiência? 
Então normalmente nos papos que tive com novatos, ele falaram que o maior medo ou pânico é:
O carro desligar, vulgo apagar, no trânsito, ou melhor, no engarrafamento, o que faço?

Vamos lá então: 
Aí meu Deus o que faço agora? 
Para mim é simples, eu André Ramatiz, e para você tem que ser, ou tornar a ser simples.
Primeiro Passo: Posso simplificar ou complicar.
Vamos lá:

Complicado: Puxa o freio de mão, liga o pisca alerta, desengata (tira a marcha) que o carro está, e volta a ligar o carro. Muita coisa? Concordo, sabe porque? Porque sua cabeça já está quente, de repente os "pacientes", os outros motoristas, estarão no mínimo buzinando, te xingando, ou só gritando contigo.
Ai André você está me assustando, ou sendo cruel!
Infelizmente não estou sendo apenas te preparando ou sendo apenas sincero.
Simplificado:
Respira fundo, pisa no freio e embreagem e liga o carro e sai. Só isso?
Sim só isso, resolver da forma mais rápida e simples!!!

Ajudei em alguma coisa? Comente ai embaixo, para trocarmos uma ideia.

Aconteça o que acontecer, continue respirando!!!

terça-feira, 16 de junho de 2020

Medo



M            e             d             o

Entrar no carro, dar a partida, engatar a marcha, soltar o freio-de-mão e dirigir até o trabalho é uma rotina comum a muitas pessoas em Brasília e em várias outras cidades no mundo inteiro. No entanto, o que é rotina para alguns é dor e tormento para outros. O medo de dirigir atinge um número considerável de pessoas, muitas das quais não procuram tratamento e acabam por levar uma vida de dependência e privações. Certamente, você conhece alguém que possui habilitação, tem um automóvel, mas não dirige. Essa pessoa pode ter mais do que uma simples ansiedade ou um medo passageiro, ela pode ter fobia de dirigir.


 Segundo Falcone (1995), a diferença entre fobia e ansiedade é basicamente quantitativa. Isto é, depende de quanto tempo dura o episódio de ansiedade, da intensidade de ansiedade que a pessoa experimenta, da freqüência em que esta ocorre, do nível em que o comportamento de esquiva (evitação) é precipitado pela ansiedade e de como a pessoa que está ansiosa avalia essa ansiedade.
Quando se tem medo de dirigir, há um estado de apreensão (ansiedade) significativo, porém controlável e um nível de atenção maior quando se está dirigindo. Diante do medo, pode-se até desejar que outras pessoas dirijam em ruas onde o trânsito é mais movimentado ou nas rodovias. Todavia, sendo necessário, a pessoa assume o volante do carro.



A fobia de dirigir, por outro lado, tem como características uma ansiedade e/ou medo intensos e algumas reações corporais como sudorese, tremores nos braços e pernas, taquicardia e boca seca. Tudo isso experienciado diante do ato ou da simples possibilidade de dirigir. Após uma ou mais experiências como essa, a pessoa tende a se esquivar de dirigir.Inventa,muitas vezes, desculpas para si e para os familiares e amigos com o objetivo de evitar críticas: "Prefiro andar porque é mais saudável" ou "Esse carro é muito grande, vou comprar um menor". Segue-se, então, uma vida cheia de limitações, onde não se pode visitar amigos que morem longe ou ir ao teatro porque a peça termina tarde. Torna-se dependente do filho que tirou habilitação ou dos amigos que dirigem normalmente. A fobia pode ser impeditiva para que se obtenha a CNH - Carteira Nacional de Habilitação ou pode fazer com que se abandone o comportamento de dirigir tão logo se consiga a habilitação.

Alguns estudos (Corassa, 2000; Bellina, 2003) têm levantado informações sobre o perfil das pessoas que apresentam medo de dirigir (ou fobia). São pessoas extremamente responsáveis, organizadas, detalhistas, sensíveis e inteligentes. Em geral, têm medo de errar, ressentem-se com as críticas e exigem de si e dos outros uma conduta sempre acertada com desempenho elevado. Quando dirigiram (ou se ainda dirigem) observaram sempre as falhas do outro como não acionar a seta para mudar de faixa. Provavelmente, estiveram (ou estão) muito atentas à buzina dos outros carros, sempre achando que estão fazendo algo de errado. Sofrem antecipadamente pelo erro que podem cometer ou ainda não cometeram. Alguns estudos (Corassa, 2000; Bellina, 2003) têm levantado informações sobre o perfil das pessoas que apresentam medo de dirigir (ou fobia). São pessoas extremamente responsáveis, organizadas, detalhistas, sensíveis e inteligentes. Em geral, têm medo de errar, ressentem-se com as críticas e exigem de si e dos outros uma conduta sempre acertada com desempenho elevado. Quando dirigiram (ou se ainda dirigem) observaram sempre as falhas do outro como não acionar a seta para mudar de faixa.


 Provavelmente, estiveram (ou estão) muito atentas à buzina dos outros carros, sempre achando que estão fazendo algo de errado. Sofrem antecipadamente pelo erro que podem cometer ou ainda não cometeram. São pessoas que têm um nível elevado de ansiedade generalizada, podendo, inclusive ter um transtorno como fobia social, transtorno do pânicoTEPT ou TOC.
Bellina (2003) apresenta uma pesquisa realizada com 4000 pessoas com medo de dirigir em que 28% dessas pessoas nunca sofreu acidente automobilístico, e 40% sofreu, mas não estavam dirigindo. Esse dado mostra que as causas do medo de dirigir, como de outras fobias não são, necessariamente, relacionadas diretamente ao objeto/ evento fóbico. A mesma pesquisa mostra que 85% dos entrevistados eram do sexo feminino, o que revela que a mulher é grande maioria no diagnóstico para fobia de dirigir. A maioria das pessoas possuía entre 30 e 48 anos e 85% possuíam carro próprio.

Etiologia e tratamento
O sentimento de medo excessivo e irracional de dirigir associado à evitação do ato de dirigir ou ansiedade intensa ao dirigir com a presença de palpitações, suores excessivos, tremores, tonturas, mal estar gástrico, dificuldade psicomotora, vontade de sair correndo pode ser classificado como um transtorno fóbico específico pelo DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais). Mas, de acordo com Taylor, Deane e Podd (2000), tal classificação não é um consenso e diferenças na classificação poderiam determinar investigação e tratamentos diferentes.
Eventos ontogenéticos (história de vida da pessoa) e sócio-culturais têm sido considerados no momento de investigar os fatores que determinam a fobia. Não há um consenso para a Psicologia sobre sua origem exata, mas o tratamento baseado nas teorias existentes é possível e produz resultados significativos na grande maioria dos casos. Dentre as abordagens de intervenção utilizadas, destaca-se a Terapia Comportamental pela sua eficácia.
Abaixo, seguem algumas orientações para quem deseja vencer o medo/fobia de dirigir baseadas na obra de Corassa (2000):
1) Compasse a sua respiração. O ansioso tem uma respiração rápida e "curta", utilizando, apenas, o tórax. De boca fechada, inspire lentamente pelo nariz e vá sentindo o ar chegar até os seus pulmões. Deixe seu abdômen expandir enquanto inspira, utilizando o músculo diafragma. Depois expire devagar pela boca.
2) Faça algum tipo de atividade física e relaxamento muscular, para produzir endorfinas, substâncias que neutralizarão a química da ansiedade.
3) Inicie uma aproximação com o carro mesmo dentro da garagem. Entre, ajuste o banco, sinta o espaço interno, ligue e desligue o carro.
4) Ainda dentro da garagem, ligue o carro e faça pequenos movimentos para frente e para trás.
5) Dê voltas no quarteirão em horários sem movimento. Procure ruas tranqüilas e que não tenham crianças.
6) No começo, escolha sempre um ou dois trajetos. Isto evitará ansiedade.
7) Comprometa-se consigo mesmo(a), pelo menos duas vezes por semana para praticar o exercício de dirigir. Esta prática deve ser considerada como uma tarefa do dia-a-dia. O hábito diário é que fará você adquirir confiança.
8) Quando se sentir confiante, inicie trajetos maiores ou que tenham subidas e uma maior quantidade de veículos.
Infelizmente, poucas são as pessoas que conseguem superar sozinhas o medo de dirigir. A essas pessoas é aconselhável procurar um tratamento especializado com um psicólogo.

Referências
American Psychiatric Association (1995). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV). Porto Alegre, Ed. Artes Médicas Sul,
http://www.inpaonline.com.br/artigos/voce/medo_de_dirigir.htm

Aconteça o que acontecer continue respirando!


quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Batendo um papo

Estava eu pensando como nós "complexamos" a vida. 
Tentei por um tempo ser autônomo, nessa área de treinamento para habilitados, mas não vingou, pois a demanda, não batia com as despesas.
Resolvi, ir contra á maré, assinar a carteira como Instrutor de Trânsito (Auto Escola), com alguma insistência consegui, ser contratado.
E lá vamos nós ministrar aulas para não habilitados, muitas experiências legais e ilegais(não tão boas)
As pessoas querem aprender, mas não querem, será que consegui ser claro?
Pessoas de todos os tipos, vária ou algumas istórias engraçadas e ou tristes.
Certa vez um aluno me perguntou: "Professor" qual é o pior tipo de aluno? Os que sabem dirigir ou os que não sabem? 
Eu respondi: Os que vem com a cabeça fechada, ou o pote do saber cheio ou transbordando, achando essa pessoa que sabe muito.
É muito delicado lidar com seres humanos, mas vamos que vamos, esse foi o bate papo de hoje. 
Fiquem com Deus e Boa noite.
FFFuuui!!!
"Aconteça o que acontecer continue respirando."

sábado, 15 de novembro de 2014

Respeito Mútuo.


Como podemos melhorar o trânsito de Brasília, do DF ou mesmo do Brasil?
Como tudo na vida é quase a mesma coisa, deveríamos fazer cada um a sua parte. Começaria a descomplicar um pouco. Como assim? Adentrar uma via de duas faixas do mesmo sentido, na direita e não na esquerda e ainda por cima lentamente.
Tenhamos mais paciência com o próximo, pois nós somos o próximo do próximo. Onde está a gentileza ou cortesia? Ninguém quer ajudar ninguém, ninguém quer perder um segundo para deixar outro passar na frente. 

Engraçadíssimo que quando acionamos o indicador de mudança de direção (vulgo seta), o veículo de trás acelera, por que isso? E para não encher muito a paciência de todos, esse tal de Whatsapp, está em voga no trânsito, e eu admiro a habilidade de alguns condutores (as) que conseguem dirigir e "Whatsappiar" ao mesmo tempo. Atenção total ao volante já é difícil imagina.... 
Boa tarde e fiquem com Deus!!!


É antigo, muitos já viram, mas...

segunda-feira, 24 de março de 2014

Depoimento

Germânia Castro
Depoimento: E aí pessoal! Tudo bem?
Passei aqui no Blog de André, pra dar um depoimento breve e espero que possa ajudar a todos aqueles que devido aos mais variados motivos, tem medo e até passam mal só de pensar em sentar-se no banco do motorista.
Tenho carteira de motorista desde 96. Fiz o exame e passei “de primeira”. Nunca dirigi. Por puro comodismo ia sempre de carona. Meu marido queria que eu dirigisse e eu sempre dava uma desculpa e escapava. Com o tempo, o comodismo se transformou em um medo incontrolável. 
Adiei o máximo que pude. Passados 16 anos e com 3 filhos e trabalhando o dia todo, dirigir se tornou uma necessidade inadiável.
Até tentei dirigir com meu marido do lado, mas sabem como é...ele não tinha muita “didática”(rs). Na verdade foi uma péssima experiência. Sabe aquela frase:_Eu já falei mil vezes e você não aprende!
Na verdade não é uma questão de aprendizagem, é muito mais que isso. É um medo que te paralisa, você trava, o raciocínio dá aquela bloqueada e as pessoas não entendem isso. Aí eu percebi que precisava de ajuda profissional. Tentar dirigir com alguém despreparado só aumentou meu medo e frustração.
E aí Deus ouviu minhas preces. Encontrei o André Ramatiz. Esse homem mudou minha vida! Ter um profissional qualificado ao meu lado fez toda diferença. Ele me passou confiança, fui adquirindo segurança a cada aula. E eu que nunca imaginei sair nem da garagem da minha casa, hoje dirijo pra qualquer lugar.
Eu sou eternamente grata a você André, pela paciência, sabedoria, e todo bom humor que tornou nossas aulas mais leves. Que Deus te abençoe sempre. 
Abraços
Germânia, 20 de março de 2014.
www.facebook.com/treinamentohabilitadosdf?ref=hl

quinta-feira, 13 de março de 2014

Dirigindo a noite.

Dirigir a noite como tudo na vida tem vantagens e desvantagens. Beleza de uma noite de lua cheia e céu estrelado.














Estar muito atento  a Sinalização de trânsito. Surpresa noturnas não são muito agradáveis, como os animais que surgem diante do seu carro.











Na pista de Sentido Único é a melhor opção de dirigir a noite. Mais segurança e "tranquilidade".










Em rodovia de duplo sentido de circulação fique atento aos faróis que vem em sentido contrário, ele tanto podem lhe auxiliar como atrapalhar
Auxilia: Pelo feixe de luz emitido pelo outro veículo, que vem no sentido contrário, tem-se uma noção da distância, para efetuar uma ultrapassagem mais tranquila.

Atrapalha: Quando estiver em uma rodovia de duplo sentido de circulação, não se esqueça de acionar o farol alto para ter maior visibilidade, porém ao avistar outro veículo acione o farol alto para não atrapalhar
o outro condutor e vice versa. Consciência.



Rodovia privatizada como por exemplo essa da foto, não há lugar melhor para se trafegar entre tanto temos que pagar para usufruir desse benefício. E também não estamos livres dos imprudentes e acidentes.








Dirigir a noite tem suas vantagens e desvantagens como já foi dito, imagina chovendo? Temos que primeiramente acionar o limpador de para brisa, para amenizar a dificuldade de dirigir a noite e chovendo. Redobrar a atenção é de suma importância.